Alexandre, O Filme

 

Alexander é um dos melhores filmes da história do cinema. A campanha contra teve como causa dois motivos: Oliver Stone é polêmico nos Estados Unidos porque desde Platoon vem fazendo filmes críticos em relação as atitudes da direita americana. O segundo motivo foi a verdade histórica. O filme mostrou, embora muito tímidamente, uma ponta da realidade: muitos gregos, na época de alexandre, faziam sexo entre si, naturalmente. Isso não interessa, ver mostrado em um filme de grande porte, à direita nem aos judeus e protestantes americanos que dominam uma boa parte da sociedade. Principalmente porque Alexandre é um herói, um guerreiro fantástico, um exemplo para os jovens que facilmente se identificam com ele. Se fosse um personagem trágico, grotesco, fraco, doentio eles não se importariam. Só que a realidade não é como eles desejam que seja. Muistos guerreiros, absolutamente másculos, amaram outros homens. Por isso boicotaram o filme. Não foi nem exibido no interior dos Estados Unidos. Muitos críticos de formação homofóbica e religiosa ficaram contra o filme. Outros não gostam de Oliver Stone e ficaram com má vontade procurando defeitos onde não tinha.

Por que o filme é um dos maiores filmes feitos em todas as épocas? Porque é fiel a realidade.

A produção foi muito bem cuidada. As cenas de batalhas são primorosas. Contou a verdade com a assesoria de um especialista em Alexandre.

Já está disponível em DVD. Aconselho aos espartanos a compra dos dois para ter em casa e assistir ocasionalmente. Foi lançado um com a versão do diretor. É semelhante ao primeiro apresentando poucas cenas a mais de sexo.O primeiro, entretanto, cuja capa está ilustrando essa matéria, é a versão que passou no cinema. Nela tem um extra no qual todo o filme é narrado com comentários. Não deixe de conferir esses comentários. Ele aborda o amor e sexo entre homens, na Grécia clássica, de forma honesta. Fala a verdade, não só na Grécia, mas atualmente. Quer dizer o que foi a prática para os espartanos e gregos é que deveria ser para todos. Transformaram o sexo entre homens em esculhambação. Enfim a ignorâncaia e a opressão fizeram com que muitos não soubessem que os gregos e muitos outros povos achavam ser, o sexo entre seus guerreiros, uma forma superior de amor e sexualidade.